Como testar a velocidade da conexão

Para se testar as velocidades dos servidores deve-se utilizar o FTP como método preferido de teste, nunca se deve usar paginas web como o speedtest, RJNet, Copel, etc, para testar as velocidades dos servidores, usar o speedtest e outros é um procedimento totalmente errado e que não apresenta resultados muitas das vezes sequer aproximados da realidade.

Métodos que NÃO devem ser usados no teste:

Testes de velocidade com o speedtest.net
O speedtest.net como já disse em cima não é um método nem pouco eficaz, para o teste dar um resultado baixo basta que o servidor em que os testes de uma determinada zona seja de 100mbps ou estejam 2 ou mais usuários testando simultaneamente. O resultado do teste vai ser sempre errado, acrescido a isto temos também as limitações do flash no próprio browser.

Torrents (P2P)
Testar as velocidades com os torrents pode ser eficaz no caso das fontes terem uma boa ligação, e mesmo para o upload poderia ser bom, mas não é sempre um bom método de testar a velocidade porque nem sempre há "boas" fontes. Se quiser testar de qualquer modo, alguns distros do Linux usam o p2p, o Debian por exemplo.

Métodos que DEVEM ser usados no teste:

Download
Para se testar a velocidade de download ou usamos o HTTP ou o FTP, deixo aqui alguns links que podem ser utilizados. O método de teste por FTP é o melhor e mais fiável e para que os resultados sejam o mais reais possíveis use um cliente FTP (ex: ftprush ou filezilla).

HTTP:
Faça o download de 2 ou 3 ao mesmo tempo para que consiga "puxar" ao máximo o link servidor, deixo aqui alguns links para testar:
EUA - Dallas/TX - Download
EUA - Dallas/TX - Download
CA - Quebec - Download

FTP:
Para se testar as velocidades via FTP deve-se usar um cliente ftp para que as velocidades sejam o mais reais possíveis. Eu particularmente uso o fillezilla, mas você pode utilizar outro.
ftp://ftp.ovh.net/test.bin

Upload
A melhor maneira de testar o upload é em condições reais, no dia a dia a fazer o download de ficheiros para casa, ou para outros servidores.
  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Bridging de rede

Requisitos Um servidor dedicado com um hypervisor instalado (Ex: VMware ESXi , Citrix Xen...

Como configuro meu domínio para usar no VPS/Dedicado?

O servidor Cloud VPS/Dedicado não possuí DNS. Contudo, existem possibilidades para efetuar o...

DNS Reverso (rDNS)

DNS Reverso resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio associado ao host. Ou seja, quando...

Habilitar respostas de ping no Windows Server 2008

Para habilitar respostas de ping no Windows Server 2008 com o firewall ativo deve-se executar o...

HOST travado no GRUB

Caso o HOST venha travar durante seu carregamento, mais especificamente no GRUB, siga o...